Pensamentos sobre Responsabilidade Social

sábado, 10 de maio de 2008

Brasil é o mais sustentável

















A classe média brasileira é a mais atenta às atitudes e práticas sustentáveis. É o que revela a pesquisa divulgada, hoje, pela National Geographic Society, em parceria com a empresa de consultoria GlobeScan



Por Mônica Pileggi

Publicado no site Planeta Sustentável em 07/05/2008 e disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_278201.shtml>.


Resumo
O artigo cita o resultado do Greendex 2008 - Escolha do Consumidor e Meio Ambiente, índice que avalia os hábitos de consumidores de classe média de 14 países em quatro categorias: habitação, transportes, alimentação e bens de consumo. A pesquisa, realizada apenas pela internet, coloca o Brasil na liderança, com boa pontuação em transportes e bens de consumo, e pontuação média no item alimentação. Graças ao clima tropical, no Brasil quase não se usa aquecimento doméstico. Além disso, o uso de veículos próprios está abaixo da média, a população consome produtos locais e apenas um terço dos brasileiros consome água engarrafada. Os brasileiros também aparecem no índice verde como os mais preocupados com as questões ambientais.

Análise Crítica
A autora adotou uma abordagem claramente expositiva e contemplativa, descrevendo o resultado do Greendex 2008. Embora boa parte do texto seja de fácil compreensão, pelo menos no item transportes houve espaço para uma interpretação dúbia, principalmente para os leitores que vivem em grandes cidades. Nesse item o Brasil se destacou, segundo a autora, por possuir baixa utilização de veículos próprios. Porém, leitores de cidades como São Paulo podem achar que há erro na pesquisa, por presenciarem dia a dia o aumento do trânsito justamente porque muitos preferem usar um veículo próprio ao invés do transporte coletivo. Ocorre que a pesquisa é nacional, e principalmente no interior do país a classe média pode optar por meios de transporte alternativos, como caminhada e bicicleta. Entendo que, nesse item, a autora poderia ser mais elucidativa. No mais, o texto é direto e de fácil compreensão.


Postado por Vera Brito às 23:04

3 Comments:

A abordagem do tema foi inteligente, pois mostra a situação brasileira em relação ao uso do meio ambiente, sob um aspecto geral. Ao citar a preocupação dos brasileiros com as questões ambientais, faz transparecer ao público uma imagem positiva da nação, que não está alienada deste tema.
Achei o texto muito pertinente, atual e útil, não apenas ao esclarecimento desta situação, mas também à manutenção da boa imagem da nação brasileira.
André Luis Silva Araújo
Curso (EAD) de Administração
Turma 01 - Juiz de Fora - MG.

16 de maio de 2008 às 20:14  

Muito bem lembrado quando cita os leitores de cidades como São Paulo. São Paulo maior cidade do país e a maior em problema de engarrafamento de trânsito. Podemos imaginar como estes cidadãos que dependem veículos motorizados passam naquele trânsito. Problemas com horário, custo com veículo ao sair de casa, ver seus compromissos todos alterados em virtude do engarrafamento e muitos outros prejuízos. Portanto há necessidade da administração pública investir e priorizar o transporte público, conscientizando a população de que é uma alternativa para melhorar a qualidade de vida de cidades como São Paulo.
Antonio Geraldo de P. Freitas – Aluno do ADM.EAD, Turma 03

16 de maio de 2008 às 20:38  

Muito boa a análise efetuada pelo grupo, pois mostra que perceberam que a pesquisa não retrata como um todo a opnião dos brasileiros, como por exemplo, quando diz que os moradores da cidade de São Paulo não achariam que o Brasil está em boa situação no quesito transporte por vivenciarem diariamente os transtornos causados pelo excesso de veículos nas ruas.

Silvio Eduardo Carvalho Sousa
(Curso EAD) turma 11

23 de maio de 2008 às 23:17  

Postar um comentário

<< Home