Pensamentos sobre Responsabilidade Social

domingo, 16 de março de 2008

Apresentação


Com o aumento da competição nos diversos setores, em grande parte em decorrência do fenômeno da globalização, as empresas têm buscado formas de se diferenciar para captar novos clientes e fidelizar os antigos, e uma das estratégias atuais tem sido a adesão a projetos de responsabilidade social.

O mundo vê, apreensivo, a queda dos índices de natalidade nos países desenvolvidos, diminuindo gradativamente o número de consumidores nesses mercados. As empresas então buscam novos mercados consumidores, o que de certa forma explica o interesse por países em desenvolvimento. Os países do chamado Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) são apontados como futuras potências, devido às oportunidades de crescimento econômico e social e por sua grande população.

A dificuldade reside no fato de que, embora populosos, os países em desenvolvimento possuem uma grande massa de miseráveis, que não têm acesso aos padrões mínimos de estudo, alimentação, saneamento, moradia. Como transformar uma multidão de miseráveis em possíveis consumidores?

É aqui que entra o interesse das empresas na responsabilidade social. Fomentar o crescimento de uma região significa criar novos consumidores no futuro, além do impacto imediato junto ao resto da população, que entende que uma empresa preocupada com o social e a ética merece sua fidelidade. É certo que a empresa não está prestando nenhum favor, mas no imaginário coletivo é como se agisse com liberalidade, e isso influencia na decisão final de compra do produto.

Este espaço se destina a analisar os projetos de responsabilidade social por parte de empresas e até do setor público, buscando a interação com os leitores, sem os quais este blog não fará o menor sentido. Esta é uma proposta acadêmica e, como tal, tem fome e sede de debate, participação, que sintetizadas poderá dar início a novas teorias sobre o assunto.
Postado por Vera Brito às 13:44

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home