Pensamentos sobre Responsabilidade Social

sábado, 26 de abril de 2008

A reação do gigante

Alvo de críticas dos ambientalistas, o Wal-Mart tenta agora adotar uma estratégia sustentável para ganhar mercado - e a subsidiária brasileira é um dos destaques dessa iniciativa

Por Ana Luiza Herzog

Revista Exame - 26/03/2008, publicado no site Planeta Sustentável e disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_274414.shtml?pag=0>.

Resumo
O artigo mostra as mudanças provocadas pelo Wal-Mart, maior rede varejista do mundo, ao adotar estratégias sustentáveis. As primeiras mudanças ocorrem em relação aos fornecedores dos produtos de sua marca, que passaram, por exigência da rede, a colocar em prática algumas políticas, como a de reduzir o tamanho das embalagens para a diminuição do lixo e aumento da economia, a utilização de papel-cartão certificado em suas embalagens, evitando o uso de papel oriundo de madeira sem garantia de procedência, e a produção de energia da casca de arroz. Essa estratégia começou há cerca de dois anos, mas até o momento as metas da empresa não foram alcançadas, demonstrando a dificuldade na implantação de tal empreendimento. A empresa espera que todos os fornecedores se adéqüem aos novos padrões até 2013. Embora o projeto seja muito atraente, o presidente do Wal-Mart deixa claro que o objetivo é apenas o de economizar dinheiro.

Análise Crítica
A autora buscou um posicionamento crítico e imparcial, contemplando algumas estratégias sustentáveis adotadas pela empresa. Embora o próprio presidente tenha deixado claro que objetiva apenas aumentar o lucro, e não agradar aos ambientalistas, mesmo assim a autora entendeu que a nova política da empresa pode trazer benefícios à população. Num mundo capitalista, é utópico acreditar que grandes empresas pensem em lucrar menos em prol da humanidade, mesmo diante dos efeitos do aquecimento global. Porém, as empresas têm visto que os clientes buscam não apenas o melhor produto, mas aquele que de alguma forma devolve para o mundo um pouco do muito que recebeu em forma de lucro. Não é à toa que responsabilidade social tem sido usada como marketing. O problema é que muitos não admitem, como o Wal-Mart, almejarem maior lucratividade, posando de "bons-samaritanos" preocupados com o meio-ambiente e o futuro da civilização, como se isso ainda convencesse alguém.
Postado por Vera Brito às 16:08

1 Comments:

Importante observação crítica que demonstra que podem existir empresas que utilizam a responsabilidade social como estratégia de marketing somente porque querem aumentar a sua lucratividade. Porém, felizmente, não é utópico acreditar que existam muitas empresas preocupadas com a responsabilidade social e que realmente propiciem benefícios sociais e isso, com certeza, é levado em conta pelo consumidor quando vai decidir se vai consumir um produto desta ou daquela empresa.
No caso do WallMart apesar de seu presidente ter deixado claro que o objetivo é “apenas” o de economizar dinheiro, pelas mudanças adotadas, podemos entender que não deixam de estar em sintonia com o tema resposabilidade social.

Sérgio Luís Silva – Turma 10 – Curso EAD em Administração/UFJF

22 de maio de 2008 às 22:40  

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